Equador inicia vacinação contra a Covid-19

Por Rogerio Magno em 21/01/2021 às 20:19:29
País que sofreu com caos sanitário por causa do coronavírus em abril começou a usar as vacinas produzidas pela Pfizer/BioNTech. Mulher recebe vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21) em Quito, no Equador

Rodrigo Buendia/AFP

O Equador, um dos países mais afetados pela pandemia na América Latina, iniciou nesta quinta-feira (21) a aplicação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, imunizando profissionais de saúde da linha de frente em vários hospitais.

"É uma bênção para o país, pois é a ferramenta mais importante no combate à pandemia", disse Jeanneth Morales, chefe do Serviço de Emergência do Hospital Militar de Quito, após ser vacinada.

Um primeiro lote de 8 mil doses, dos cerca de 2,1 milhões adquiridos da Pfizer/BioNTech, chegou na quarta-feira e começou a ser aplicado nos hospitais estaduais de Quito e Guayaquil. O imunizante exige aplicação em duas doses e armazenamento em cadeia de frios com temperaturas de -70°C, e não está sendo adotado no Brasil no momento.

VEJA TAMBÉM: Vacina da Pfizer neutralizou mutação do coronavírus

VÍDEO: Entenda como atua a vacina da Pfizer/BioNTech

No hospital Pablo Arturo Suárez, em Quito, o médico Jorge Luis Vélez fechou os olhos ao receber a injeção que durou alguns segundos.

"Sinto que a ciência fez a sua parte, acompanhei esta vacina de forma acadêmica, li muito e sinto que agora há uma luz de esperança, de oportunidade", disse Vélez.

Autoridades recebem lote de doses de vacina Pfizer/BioNTech que chegaram ao Equador na quarta-feira (20)

Rodrigo Buendia/AFP

A vacinação começou "em homenagem a todos os médicos e profissionais de saúde que sofreram da doença. Muitos deles morreram. Hoje há esperança em receber a vacina da Pfizer", disse o ministro da Saúde, Juan Carlos Zevallos, em comunicados à imprensa em Guayaquil.

A fase inicial contempla 86 mil doses que chegarão ao país progressivamente até fevereiro, ampliando a imunização para pessoas de centros geriátricos. Uma segunda dose será aplicada 21 dias após a primeira, de acordo com autoridades.

Em março, chegarão mais doses da Pfizer/BioNTech e cerca de 16 milhões de doses compradas da britânica AstraZeneca. Esse lote irá ao Equador por meio do sistema Covax da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As 8 mil doses que chegaram na quarta-feira foram distribuídas entre Quito, Cuenca e o porto de Guayaquil, uma das primeiras fontes da pandemia na América Latina.

Coronavírus no Equador

Profissionais de saúde com equipamento de proteção conduzem um cadáver do lado de um contêiner refrigerado no lado de fora do Hospital Teodoro Maldonado Carbo em 3 de abril, durante auge do surto de Covid-19 em Guayaquil, no Equador

Vicente Gaibor del Pino/Reuters

Depois que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Equador em 29 de fevereiro, a cidade de Guayaquil, importante porto e centro comercial do país, sofreu um colapso de seus hospitais e serviços funerários. Urubus eram vistos sobrevoando as casas, no auge da crise.

O Equador, com 17,4 milhões de habitantes, registra mais de 236 mil casos — a maioria, neste momento, na capital Quito. As mortes pela pandemia no país passam de 14,5 mil.

VÍDEOS: novidades sobre vacinas contra a Covid-19

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab