Sesap realiza última etapa de pesquisa que mapeia comportamento da Covid-19 no RN

Por Rogério Magno em 22/01/2021 às 15:52:59
Serão visitados aproximadamente 2.300 domicílios de oito municípios até domingo (24). Sesap conclui terceira e última etapa da Pesquisa Covid-19

Divulgação

A terceira e última etapa da Pesquisa Covid-19, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), em parceria com o Instituto Amostragem do estado do Piauí, teve início nesta sexta-feira (22) e vai visitar aproximadamente 2.300 domicílios até domingo (24). A iniciativa do governo do Rio Grande do Norte tem o objetivo de mapear e compreender o comportamento da doença nos municípios de Pau dos Ferros, Mossoró, Assu, Natal, João Câmara, São José de Mipibu, Santa Cruz e Caicó - que sediam as regionais de saúde do RN.

O estudo conta com a aplicação de um questionário e o exame sorológico. O questionário tem perguntas referentes a sintomas, estado de saúde, idade, comorbidades, entre outros pontos importantes para embasar a pesquisa. O exame é realizado com amostra de sangue obtida através de punção digital.

Os participantes da pesquisa recebem o resultado do teste via mensagem de texto no celular. A Sesap informa que os casos positivos serão notificados para o serviço municipal de saúde para as providências necessárias.

As duas primeiras etapas da pesquisa foram realizadas nos períodos de 8 a 10 e 15 a 17 de janeiro. O inquérito tem o apoio do Comitê Científico instaurado desde o início da pandemia com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab