Na Itália, partido anti-establishment consultará membros para decidir se vai formar coalizão de governo

Por Rogerio Magno em 10/02/2021 às 10:55:11
Movimento 5-Estrelas quer ver o projeto de governo de Mario Draghi antes de decidir se fará parte de coalizão. Imagem de Mario Draghi em 3 de fevereiro de 2021

Francesco Ammendola/Divulgação/Via Reuters

O partido Movimento 5-Estrelas, o maior do Parlamento da Itália, adiou, na terça-feira (9), a votação que deveria acontecer nos próximos dias para decidir se vai fazer parte da coalizão de um eventual governo de Mario Draghi, que tenta formar uma maioria no Congresso.

O 5-Estrelas só vai tomar uma decisão depois que o primeiro-ministro designado delinear uma pauta, disse o líder do grupo, Vito Crimi, nesta quarta-feira (10).

Na Itália, Mario Draghi aceita convite para tentar formar governo de coalizão

"Dizer 'sim' ou 'não' a Draghi seria muito simplista. [Nós] precisamos votar um programa, e esperaremos Draghi se reunir com os sindicatos e o lobby empresarial da Itália", disse Crimi em uma entrevista ao diário "Corriere della Sera".

Mario Draghi tenta formar novo governo na Itália

Ex-chefe do Banco Central Europeu, Draghi, de 73 anos, se encontrará com os líderes dos principais sindicatos italianos e de representantes das empresas a partir desta quarta-feira. São as últimas reuniões de sua segunda rodada de consultas com o objetivo de formar um novo governo.

Ele deve prestar contas ao chefe de Estado da Itália e propor sua lista de ministros de gabinete até quinta-feira.

Crimi acrescentou que o 5-Estrelas não participará de um governo liderado por Draghi "a qualquer preço", mas que este o tranquilizou no que diz respeito às principais diretrizes.

Ele negou que o movimento se dividirá por causa da escolha sobre a participação no governo de Draghi.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab