Confira a receita de uma deliciosa tilápia com creme de nata

Por Rogério Magno em 04/04/2021 às 08:35:10
Inter TV Rural ensina prato especial para o almoço no domingo de Páscoa. Inter TV Rural apresenta receita de uma deliciosa tilápia com creme de nata

Inter TV Costa Branca

É domingo de Páscoa e, seguindo a tradição religiosa, o cardápio deve ter peixe. Um dos ingredientes mais tradicionais é o bacalhau, um pescado que faz parte da gastronomia portuguesa. O gastrólogo Alexandre Dantas resolveu adaptar a receita do bacalhau às natas pelo filé de tilápia com creme de nata.

Nessa receita especial apresentada no Inter TV Rural deste domingo (4), os principais ingredientes - o pescado, as natas e as batatas - são substituídos por insumos facilmente encontrados na nossa região: a tilápia, a nata e a macaxeira. Além de trazer ingredientes que fazem parte da gastronomia nordestina, o prato fica com um custo mais acessível, sem perder o sabor.

Ingredientes

1 kg de filé de tilápia

800 g de macaxeira cozida em água e sal

50 ml de azeite ou óleo

50 ml de manteiga de garrafa

Sal, pimenta, limão e cheiro verde a gosto

Para o molho

1 l de leite de vaca

50 g de farinha de trigo (ou ¾ de xícara)

50 g de manteiga ou margarina (ou 1 colher e meia das de sopa)

250 g de nata (ou 5 colheres de sopa)

Finalização

200 g de queijo coalho ralado

Modo de preparar

O primeiro passo é temperar os filés de tilápia com sal, limão e pimenta. Eles devem ser temperados dos dois lados e em seguida devem ser levados a geladeira para ficar marinando no tempero por cerca de 20 minutos.

Após temperarmos o peixe, é hora de preparar a macaxeira. Ela deve estar cozida, macia, mas inteira. Devemos tirar a fibra central, em seguida cortar em cubos de aproximadamente 1 cm. Depois que ela estiver cortada em tamanho uniforme, reservamos.

Em uma frigideira, vamos começar a fritura do peixe. Colocamos um fio de óleo ou azeite, deixamos esquentar bem e colocamos os filés. Deixamos de um lado até selar e só depois viramos. O processo deve ser repetido com todos os filés até que fiquem dourados dos dois lados. Depois, reservamos.

Após fritar os filés, vamos aproveitar a mesma frigideira para assar a macaxeira. Acrescentamos a manteiga de garrafa e jogamos os pedaços já cortados, mexendo sempre na panela, para que fiquem levemente dourados. Tiramos do fogo e separamos em um recipiente.

Em uma panela alta vamos fazer um molho. Colocamos a panela no fogo e quando estiver quente, colocamos a manteiga e quando ela já estiver derretida, colocamos a farinhas de trigo. Mexemos durante poucos minutos para que não fique com gosto de farinha crua. Na sequência colocamos uma parte do leite, aos poucos. É importante mexer sempre para que o molho não fique com grumos de farinha. Quando o molho estiver encorpado, colocamos um pouco mais de leite e cozinhamos por cerca de 10 minutos. Reservamos cerca de 100 ml de leite, caso seja necessário para usar no final. Acrescentamos a nata à mistura e na sequência ajustamos o sal e a pimenta a gosto. Depois de misturar um pouco, deligamos o fogo e reservamos.

Montagem

Em uma travessa que possa ser levada ao forno, colocamos primeiro uma camada do creme de nata preenchendo o fundo do refratário. Em seguida colocamos uma camada com os cubos de macaxeira espalhados por toda área. E por cima, os filés de tilápia devem ser dispostos um ao lado do outro, preenchendo todos os espaços. Para cobrir os filés, Colocamos mais uma camada do creme de nata.

Para finalizar, colocamos o queijo coalho ralado por cima e levamos ao forno preaquecido a 180° até que o queijo comece a derreter e fique levemente dourado. Depois de tirar do forno, podemos colocar um pouco de cheiro verde por cima e servir ainda quente.

Veja os vídeos mais assistidos no G1 RN

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab