Terremoto de magnitude 5,9 atinge o sul do Irã

Por Rogerio Magno em 18/04/2021 às 05:46:42
Abalo aconteceu na província de Bushehr, que abriga uma usina nuclear. Imagem de arquivo, de 10 de novembro de 2019, mostra a bandeira iraniana na Central Nuclear de Bushehr

Atta Kenare / AFP

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a província de Bushehr, no sul do Irã, segundo informações divulgadas pela televisão estatal do país neste domingo (18). A região abriga uma usina nuclear, porém o abalo foi centrado a 100 km de distância do local e foi relativamente raso - apenas 10 km de profundidade.

Um funcionário do governo disse à Reuters que não houve relatos de danos ao complexo nuclear de Bushehr, na costa iraniana do Golfo.

O abalo atingiu principalmente a cidade de Rig. Hospitais em cidades e províncias vizinhas estavam entraram em alerta. Equipes de resgate e cerca de 50 ambulâncias foram enviadas para a área, disse um oficial regional à TV estatal.

Ao menos duas pessoas ficaram feridas em Gonaveh e estavam sendo levadas ao hospital, disse a mídia estatal o chefe da Universidade de Ciências Médicas de Bushehr, Saeed Kashmiri.

A mídia iraniana relatou seis tremores secundários e postou fotos que mostravam paredes de tijolos de barro desmoronadas em alguns vilarejos.

Cruzada por grandes falhas geológicas, o Irã é um dos países mais propensos a terremotos do mundo. Em 2003, um terremoto de magnitude 6,6 na província de Kerman matou 31 mil pessoas e arrasou a antiga cidade de Bam.

Central nuclear de Bushehr

A central nuclear de Bushehr produz mil megawatts. Ela foi construída pela Rússia e começou a funcionar em setembro de 2013.

Em 2016, empresas russas e iranianas começaram a construir dois reatores de mil megawatts em Bushehr. A obra deve durar cerca de dez anos.

VÍDEOS: Notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab