AI desvenda o mistério dos antigos manuscritos do Mar Morto

Por Rogerio Magno em 23/04/2021 às 22:59:26

Pesquisadores afirmam que a inteligência artificial está ajudando a decifrar o que está escrito nos manuscritos do Mar Morto, que foram produzidos há 1900 anos.

Os testes foram realizados no maior dos textos encontrados, conhecido como “Grande Pergaminho de Isaías”. Esses escritos incluem a versão mais antiga da Bíblia e tem fascinado pesquisadores desde quando foi descoberto, 70 anos atrás.

Os conjuntos foram encontrados por um beduíno em uma caverna na antiga cidade de Qumran, onde hoje é a Cisjordânia, ocupada por Israel. A maior parte dos manuscritos está em hebraico, mas alguns estão em aramaico e grego, datando do século III antes de Cristo.

Estima-se que o Pergaminho de Isaías seja apenas um dos mais de 950 textos diferentes que foram descobertos nas décadas de 1940 e 1950. Entretanto, este pergaminho é único, pois as 54 colunas são divididas em metades, com um estilo que é quase uniforme.

Agora, pesquisadores da Universidade de Groningen, na Holanda, examinaram o Pergaminho de Isaías através do reconhecimento de um padrão de “vanguarda” e a inteligência artificial. Para isso, eles examinaram uma única letra hebraica, aleph, que aparece mais de 5000 vezes em todo o pergaminho.

Ainda não foram divulgados os resultados desse estudo…

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab