Delegacia Virtual soma mais de 23 mil registros em 4 meses no RN; saiba em que casos usar

Por Rogério Magno em 03/05/2021 às 13:14:08
Boletins de ocorrĂȘncia podem ser feitos pela internet 24 horas por dia, por meio de sistema que começou a funcionar no final de 2020. Delegacia Virtual funciona 24 horas por dia

Sesed/Divulgação

DisponĂ­vel desde o final de 2020, a nova Delegacia Virtual (Devir) da PolĂ­cia Civil - que permite o realização de boletins de ocorrĂȘncia pela internet 24 horas por dia - teve mais de 23 mil registros, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança PĂșblica nesta segunda-feira (3).

De acordo com a pasta, no perĂ­odo entre 21 de dezembro de 2020 e 22 de abril de 2021, foram analisados 23.128 boletins, sendo 21.536 aprovados.

Do total, o tipo de ocorrĂȘncia que apresentou maior Ă­ndice foi de perda e extravio de documento, com 10.416 boletins registrados, o que representa mais de 45% do nĂșmero total de registros no site.

Em seguida, as ocorrĂȘncias de estelionato, furto, roubo e acidente de trânsito sem vĂ­tima tiveram os maiores nĂșmeros.

Como funciona

A delegacia virtual possibilita a comunicação de ocorrĂȘncias de "menor potencial ofensivo" como:

Perda ou extravio de documento ou objeto

furtos

roubos

ameaça

estelionato

calĂșnia

injĂșria

difamação

acidente de trânsito sem vĂ­tima

dano

vias de fato

pertubação do sossego

desaparecimento de pessoa

constrangimento ilegal

maus-tratos contra animais

Para acessar a Delegacia Virtual e fazer o registro de um Boletim de OcorrĂȘncia pela internet, o usuĂĄrio pode acessar o sistema pela aba no site da PolĂ­cia Civil.

Após selecionar o estado, o usuĂĄrio é direcionado para uma ĂĄrea onde recebe orientações e posteriormente escolhe o tipo de registro que deseja fazer.

Delegacia Virtual pode ser acessada pelo celular.

Sesed-RN/Divulgação

Modernização

A utilização da Delegacia Virtual, desenvolvida pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança PĂșblica (Sinesp), faz parte do projeto de modernização dos processos de segurança pĂșblica. A ferramenta foi implantada em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança PĂșblica (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança PĂșblica (MJSP), segundo a Sesed.

"A Devir vem possibilitar um aumento considerĂĄvel no acesso do cidadão ao registro policial, sem falar que nos permitirĂĄ reduzir consideravelmente a subnotificação de ocorrĂȘncias diversas, o que poderĂĄ impactar diretamente nos nĂșmeros estatĂ­sticos do estado e termos dados mais precisos da realidade pra melhor planejar a polĂ­tica de segurança pĂșblica do RN", afirmou o secretĂĄrio executivo do ComitĂȘ Gestor do Sinesp no RN, Francisco ReginĂĄrio.

Para a delegada-geral da PolĂ­cia Civil do Rio Grande do Norte, Ana ClĂĄudia Saraiva Gomes, a Delegacia Virtual é uma ferramenta que "facilita e amplia o atendimento à população, principalmente neste momento de pandemia, permitindo que a pessoa registro o seu boletim de ocorrĂȘncia em casa e evitando aglomerações na delegacia. Além disso, ela dĂĄ mais agilidade às equipes de investigação, que receberão a comunicação da ocorrĂȘncia em um tempo mais rĂĄpido, otimizando o atendimento e o uso do efetivo policial".

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab