Minoria árabe em Israel entra no confronto e agrava conflito militar

Por Rogerio Magno em 12/05/2021 às 09:16:41
Cidades mistas enfrentam explosão de fúria de árabes-israelenses, que aderem aos palestinos, minando a frágil convivência entre as comunidades. Judeus retiram escrituras de uma sinagoga que foi incendiada na cidade de Lod, em 12 de maio de 2021

Ronen Zvulun/Reuters

Palestinos de Jerusalém Oriental costumam nutrir ressentimentos em relação aos árabes que têm cidadania israelense e são criticados por se manterem à margem do conflito. Desta vez, contudo, o palco de confrontos se deslocou do campo militar, alastrando-se por cidades árabes ou mistas, como Lod, a sudeste de Tel Aviv, onde jovens incendiaram três sinagogas, lojas e mais de 30 carros.

Israel faz centenas de ataques aéreos em Gaza e palestinos disparam foguetes contra Tel Aviv

A noite violenta nestas cidades expressou a fúria da minoria árabe, que compõe 20% da população israelense e agora pega carona na onda de protestos que começou na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, na reta final do Ramadã.

VEJA TAMBÉM:

Sirenes, explosões e paredes blindadas: brasileiros em Israel falam sobre ofensiva palestina contra Tel Aviv

ENTENDA: 3 fatores que explicam nova escalada entre israelenses e palestinos

O apoio aos palestinos ameaçados de despejo por colonos judeus no bairro de Sheikh Jarrah mobilizou até os drusos, que geralmente se abstêm do conflito palestino, mas agora tomaram partido. Trata-se de mais um ingrediente para alimentar a explosiva relação entre Israel e palestinos

“Estamos observando uma situação que nunca vimos antes nas cidades mistas, inclusive durante os incidentes de outubro de 2000”, afirmou o chefe da polícia israelense, Kobi Shabtai, referindo-se à Segunda Intifada. Confrontos violentos foram registrados também em Acre, em Ramle e no bairro de Jaffa, em Tel Aviv.

Diante do cenário de batalha campal nas ruas do município, o prefeito de Lod falou em guerra civil e fez uma comparação emblemática para os judeus-- a Noite de Cristais, em 9 de novembro de 1938, quando lojas, sinagogas e casas da comunidade judaica foram danificadas por forças paramilitares nazistas, sob o olhar indiferente do governo alemão.

“Todo o trabalho de coexistência que fizemos durante décadas foi pelo ralo”, resumiu em tom de desespero o prefeito Yair Revivo, pedindo o envio de tropas do Exército à cidade para fazer frente aos tumultos. O governo de Netanyahu está pronto para implementar o toque de recolher nas cidades árabes e mistas do país.

A sempre frágil convivência entre judeus e árabes nessas cidades não resistiu às investidas de grupos radicais dos dois campos. E também à série de más decisões governo israelense durante o mês do Ramadã, conforme assinalou em editorial o jornal “Haaretz”: a instalação de postos de controle no Portal de Damasco da Cidade Velha em Jerusalém, para impedir a entrada de palestinos, a ameaça de expulsão de resistentes no bairro de Sheikh Jarrah e a permissão para que radicais judeus realizassem uma marcha provocativa pelo bairro muçulmano no Dia de Jerusalém.

O discurso nacionalista foi fortalecido com o apoio de Netanyahu a extremistas de direita, banidos desde a década de 1980 da política israelense, que conseguiram reingressar no Parlamento nas últimas eleições. “Essa estratégia desastrosa agora está explodindo na cara de Israel”, atestou o “Haaretz”.

O momento explosivo inviabiliza também qualquer esforço para a entrada de um partido árabe pela primeira vez no governo israelense. As negociações com a Lista Árabe Unida ou Ra"am, um partido muçulmano conservador, estavam em andamento, mas foram enterradas pela expressão mais violenta da realidade do Oriente Médio.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab