Em junho, o YouTube realizou um evento experimental de compras online focado em pequenas empresas. Agora, a plataforma de vídeos do Google quer expandir a ideia e criar um novo recurso para que os espectadores comprem produtos diretamente de suas transmissões ao vivo. A ferramenta, ainda em fase de testes, será lançada inicialmente com alguns criadores e marcas selecionadas.
O YouTube é, sem dúvidas, uma plataforma poderosa para as compras. A maior rede de vídeos do mundo conecta cerca de 2 bilhões de usuários por mês a análises de produtos, demonstrações, desempacotamento e outros diversos conteúdos que podem inspirar experiência de mercado.
Recentemente, a rede de vídeos ampliou as oportunidades e lançou uma estante de produtos para que o público comprasse diretamente de criadores de conteúdo do site. Essa monetização, porém, ainda encontra alguns estraves. É necessário, por exemplo, que o usuário promova links afiliados para lojas online por meio da descrição dos vídeos.
Buscando corresponder à demanda, o YouTube anunciou nesta quarta-feira (21) que está testando um novo recurso para facilitar que os espectadores comprem produtos diretamente dos vídeos transmitidos ao vivo na plataforma.
De acordo com o TechCrunch, a ferramenta tem sido projetada inicialmente para vídeos sob demanda, com criadores de conteúdo e marcas selecionadas. O objetivo do projeto é que o público do YouTube aproveite a “credibilidade e o conhecimento” dos parceiros de confiança para uma compra integrada.
Segundo os desenvolvedores, o recurso funcionará de forma simples: os espectadores poderão selecionar os produtos mostrados no próprio vídeo ao vivo, tocando no botão “visualizar produtos”.
O teste, porém, não surgiu ao acaso. O YouTube lança a iniciativa para concorrer melhor com o número crescente de experiências de compra de startups e concorrentes. Muitos deles também incluem suporte para vídeos com transmissão ao vivo.
No ano passado, por exemplo, startups como Bambuser, Popshop Live, Talkshop Live e outras investiram em seus próprios negócios de compra de vídeos ao vivo. O Facebook também lançou uma plataforma de compras, o Live Shopping Fridays, voltado para o setor de beleza, moda e cuidados com a pele. Além disso, o Walmart fez parceria com a TikTok em eventos de compras ao vivo.
A expansão da experiência de compra de vídeo integrada do YouTube foi anunciada junto com outros novos recursos do Google Shopping. A empresa, também recentemente, anunciou que estava adquirindo o aplicativo indiano de compras SimSimi.
Ao que indica, a Google quer se firmar definitivamente no espaço de compras ao vivo.
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Fonte: Olhar Digital