Você viu? Abertura das Olímpiadas, 'gatinha da Cracolândia', morte em bungee jump, Jeff Bezos no espaço e inundação na China

Por Rogerio Magno em 24/07/2021 às 06:01:01
Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 18 a 23 de julho. Começam as Olimpíadas de Tóquio. Bolsonaro convida Ciro Nogueira para a Casa Civil e anuncia reforma ministerial. Joice Hasselmann aparece com fraturas no rosto e no corpo. Colombiana morre ao pular de bungee jump. Jeff Bezos faz viagem espacial. Boca Juniors causa tumulto e quebra-quebra no Mineirão. Polícia prende 'gatinha da Cracolândia' por tráfico de drogas. A história de um entregador mordido por um porco. Os estragos da chuva na China. E o vídeo de uma adolescente atingida por uma gaivota num parque de diversões.

Newsletter do G1: receba um resumo com as notícias do dia no seu e-mail

Olimpíadas

Sem público, com distanciamento, atletas de máscara, homenagens emocionantes. Assim começaram as Olimpíadas de Tóquio, um ano após o previsto (o adiamento foi necessário por causa da pandemia). A estimativa é que a ausência de plateia cause uma perda de US$ 1,3 bilhão ao Japão, segundo um estudo realizado pelo Nomura Research Institute (NRI). Ainda assim, o clima não deixou de ser de festa (e contou com muita tecnologia): teve fogos, coreografias, desfiles, música. Veja as melhores fotos do evento. No vídeo abaixo, assista a trecho do show de drones:

VÍDEO: Show de drones é destaque na abertura das Olimpíadas

A delegação do Brasil foi a 152ª a desfilar (e estava representada pela judoca Ketleyn e o capitão do time de vôlei Bruninho). Tradicionalmente, o desfile segue a ordem alfabética do país-sede (conheça a sequência aqui). Há algumas exceções na ordem das delegações, no entanto. Em todas as Olimpíadas, a primeira a desfilar é a Grécia, que inventou os Jogos. Neste ano, os segundos no estádio são os refugiados, que disputam pelo time “Comitê Olímpico Internacional”. O Japão foi o último — a tradição é que o país-sede sempre feche o desfile.

QUIZ: Você viu a abertura das Olimpíadas de Tóquio? Faça teste

A estreia do Brasil

Algumas disputas começaram antes da abertura dos Jogos - caso do futebol. O Brasil estreou com vitória nas duas equipes! A feminina goleou a China por 5 a 0. Já o time masculino venceu ela, a Alemanha, por 4 a 2. Falando na partida, o autor do 4º gol do Brasil foi o Paulinho. Na comemoração, o atacante simulou atirar uma flecha, como homenagem ao orixá Oxóssi, do candomblé, que mata a miséria e a fome com a sua flecha.

VÍDEO: Paulinho simula atirar flecha em homenagem ao orixá Oxóssi em comemoração de gol

Queridinho das redes sociais

O nome dele é Douglas Souza e, de um dia para o outro acordou com mais de um milhão de seguidores no Instagram — o que o fez ser chamado de "Juliette da Olimpíadas", em comparação à campeã do BBB21. Ele viralizou depois de postar vídeos pulando na cama da Vila Olímpica de Tóquio com o intuito de mostrar que, mesmo de papelão, elas são pra lá de resistentes. Gay e fã de Pabllo Vittar, ele diz que se orgulha de levantar a bandeira LGBTQIA+. Ah, sim, Douglas e seus colegas da seleção masculina de vôlei, a quem se refere como "gatas", são promessa de ouro nas Olimpíadas de Tóquio.

VÍDEO: Douglas Souza, atleta do vôlei, conquista web mostrando bastidores da Olimpíada

Bolsonaro volta a Brasília

Após 4 dias internado em São Paulo para tratar um quadro de obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro teve alta e voltou a Brasília. Na saída do hospital, ele tirou a máscara para falar com jornalistas, defendeu seu governo das suspeitas de irregularidades em negociações de vacinas contra a Covid e manifestou apoio ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, investigado pela CPI da Covid.

Bolsonaro indica Augusto Aras para novo mandato no comando da PGR

Família Bolsonaro nas redes sociais

O YouTube removeu vídeos, incluindo transmissões ao vivo, do canal de Bolsonaro. A alegação é que os conteúdos foram bloqueados por violar as políticas de informações que proíbem a abordagem sobre a Covid-19 que apresente "sérios riscos de danos significativos". Já o Facebook impediu o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, de publicar na plataforma por 30 dias. A restrição ocorreu após o parlamentar questionar pesquisas eleitorais em uma publicação, usando uma imagem do ditador nazista Adolf Hitler, ao lado de uma frase atribuída a ele.

Reforma ministerial e o Centrão na Casa Civil

Eleito com a promessa de enxugar ministérios, Bolsonaro começou o governo com 22 pastas (em campanha em 2018, a promessa era “até 15”). A pouco mais de um ano do pleito de 2022, Bolsonaro anunciou que uma “pequena mudança ministerial deve ocorrer na segunda-feira”. Uma das mudanças dadas com mais certeza é a ida de Ciro Nogueira para a Casa Civil, hoje ocupada por Luiz Eduardo Ramos, general da reserva e amigo de longa data de Bolsonaro.

A mudança tem relação direta com o curso da CPI da Covid no Senado: Nogueira pertence ao centrão. Segundo o blog da Natuza Neri, hoje, um dos maiores desafios do Palácio do Planalto está justamente no Senado. Por isso, a ida de um representante do centrão poderia ajudar a conter a vulnerabilidade do governo no Congresso. Atualmente sem partido, Bolsonaro já foi filiado ao PP, sigla presidida por Nogueira. Ao blog do Valdo Cruz, aliados alertaram: se Bolsonaro não mudar comportamento, nem Ciro Nogueira salva o governo.

Senador Ciro Nogueira (PP-PI) em sessão da CPI da Pandemia, em 8 de julho de 2021.

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Semana sem CPI

Em recesso, as atividades presenciais da CPI da Covid estão suspensas até o início de agosto. Nem por isso a comissão deixou de ser notícia: Segundo o blog do Valdo Cruz, a CPI vai investigar o pagamento de um “mensalinho” no Ministério da Saúde a aliados do governo. O dinheiro viria do suposto recebimento de propinas por contratos firmados na área de logística do Ministério da Saúde. Já a quebra do sigilo telefônico de Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, revelou que ele teve contato muito frequente com uma empresa investigada pela CPI, a VTCLog.

Fabricante da Covaxin nega autoria de documentos entregues pela Precisa ao Ministério da Saúde

Braga Netto e as ameaças

O ministro da Defesa, Braga Netto, negou que tenha ameaçado a realização das eleições de 2022. Uma reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" afirmou que o ministro teria "enviado um recado" ao presidente da Câmara, Arthur Lira. Se o voto impresso não fosse aprovado, não haveria eleições. Em ligação ao presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, Lira também negou a informação. Braga Netto disse ainda que a discussão sobre o voto impresso é "legítima" e está sendo analisada no Congresso.

Ao comentar a reportagem do jornal, o vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou que é “lógico” que haverá eleições no Brasil em 2022, mesmo que não seja aprovada a proposta do voto impresso. Segundo o vice, o Brasil não é uma “república de bananas”.

VÍDEO: Mourão diz que Brasil não é 'república de bananas'

Resultado de eleição após um mês

Por falar em eleições... O Peru finalmente conheceu o nome do presidente eleito em pleito que aconteceu há mais de um mês: Pedro Castillo. O Jurado Nacional de Eleições, órgão responsável pelo processo eleitoral do país, oficializou a vitória do candidato do partido Peru Livre sobre a direitista Keiko Fujimori. A posse está prevista para 28 de julho.

Eleições no Peru: Pedro Castillo é confirmado como novo presidente

Chuva na China

Ao menos 33 pessoas morreram na China, 12 delas no metrô de Zhengzhou, devido às chuvas torrenciais que autoridades meteorológicas do país dizem ser as mais fortes em mil anos. Imagens publicadas em redes sociais mostram os passageiros imersos dentro dos vagões do metrô, com a água na altura do peito e estações que viraram rios.

Inundação na China deixa passageiros presos em vagões do metrô

Uma bebê foi resgatada de escombros na província de Henan, na região central do país. A criança ficou soterrada por um dia e uma noite sob uma casa que desabou. Ela foi levada para um hospital e está em condições médicas estáveis, mas a mãe não resistiu e morreu.

VÍDEO: Imagens mostram resgate de bebê em meio a alagamento na China

Vandalismo no Mineirão

Após a derrota nos pênaltis para o Atlético-MG no Mineirão, o time argentino Boca Juniors causou vandalismo na saída do gramado: grades de proteção e um bebedouro do estádio foram danificados. Por causa disso, a delegação foi parar na delegacia, onde passou mais de 12 horas e só saiu após pagamento de fiança.

VÍDEO: Delegação do Boca lança grades e bebedouro contra seguranças no Mineirão

Joice Hasselmann acorda machucada

Cinco fraturas no rosto e nas costelas. Foi o constatado por médicos de um hospital de Brasília após atenderem a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP). Ela disse que, no último fim de semana, acordou com marcas de sangue no chão de casa, com dois dentes quebrados e um corte no queixo. Segundo ela, o marido, médico, que dormia no outro quarto, a socorreu. Joice disse à TV Globo que não se lembra do que aconteceu, mas que, diante da extensão dos ferimentos, acionou a polícia para investigar se foi agredida.

Joice Hasselman aciona Polícia Legislativa para apurar incidente no fim de semana

Uma voltinha no espaço ????

Depois de muito anunciar que faria... foi lá e fez. Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, conseguiu dar uma volta no espaço por 10 minutos, como planejado. Na volta, ele agradeceu aos clientes e funcionários da própria empresa, a Amazon: "Vocês pagaram por isso". Este foi o 1º voo civil sem piloto ao espaço. Veja momentos do passeio.

E aí, quando será nossa vez de ir ao espaço?

Demissão por recusa à vacina

Você sabia que pode ser demitido por justa causa se recusar tomar a vacina? Isso faz o funcionário perder o direito ao aviso prévio, ao seguro-desemprego e à multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pago pelas empresas. O tema ainda gera divergências entre juristas. No entanto, neste mês o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo confirmou a demissão de uma auxiliar de limpeza de um hospital que se recusou a ser imunizada. Especialista ouvida pelo G1 também aponta que a recusa do trabalhador em abandonar o teletrabalho é outro fator justifica a dispensa por justa causa. Entenda a polêmica das demissões na reportagem.

TIRA-DÚVIDAS: Funcionário pode recusar vacina e uso de máscara?

Mato Grosso do Sul é o 1º estado com mais de 30% da população totalmente imunizada

Caso Pegasus

Desenvolvido pela empresa israelense NSO, o Pegasus infecta dispositivos como um vírus para extrair mensagens, fotos e emails e gravar conversas telefônicas. Feito para monitorar criminosos, o programa estaria sendo usado para espionar jornalistas, políticos, chefes de estado e ativistas, de acordo com o revelado pela Forbidden Stories, uma organização sem fins lucrativos de Paris e da Anistia Internacional.

Segundo o professor Sergio Amadeu, ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, “mais do que um software, o Pegasus é uma arma de guerra”. Ele participou de episódio de “O Assunto” sobre o tema. Ouça:

"Gatinha da Cracolândia"

A família de Lorraine Cutier Bauer Romeiro “não vai passar a mão na cabeça” da jovem de 19 anos, segundo seu próprio irmão, Lorruam Bauer. Conhecida como “gatinha da Cracolândia”, ela foi presa pela polícia de São Paulo por tráfico de drogas. Em relatórios da investigação, Lorraine aparece comercializando crack dentro de tendas no "fluxo" de usuários de drogas da Cracolândia, região no centro da capital paulista. O delegado Roberto Monteiro, responsável pelas buscas e prisão, disse que o tráfico sustentava a vida de luxo levada pela jovem. No vídeo abaixo, saiba quem é Lorraine:

VÍDEO: Saiba quem é a 'Gatinha da Cracolândia'

Ex-capa da Playboy é condenada a 8 anos de prisão por tráfico de drogas, no DF

Amazônia devastada

O desmatamento na Amazônia cresceu 51% nos últimos 11 meses, de agosto de 2020 até junho de 2021, a maior devastação em 10 anos para o período. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), foram 8.381 km² devastados – sendo 4.014 km² de área somente de janeiro a junho deste ano. 61% da devastação ocorreu em terras privadas ou sob estágios de posse.

Imazon: devastação na Floresta Amazônica cresce 51% em um ano e supera 8 mil km²

Fim triste após dias de luta

O empresário que recebeu ameaças após anunciar o casamento gay na web morreu no dia em que a cerimônia estava marcada, em Anápolis (GO). Saulo Rodrigues Lopes, de 37 anos, teve uma parada cardiorrespiratória após ser internado com Covid-19. “No sábado, ele falou que não conseguiria cumprir a promessa que ele me fez, que era casar, e que ele não estava aguentando mais”, disse o noivo, Rafael Ferreira Luiz.

Casal gay fez vídeo para demonstrar o amor antes de se casarem, em Anápolis

Empresário ofende motoboy

Na visão do empresário e sócio do restaurante Abbraccio, que fica em um shopping de Brasília, o fato de ele pagar R$ 140 mil de aluguel pelo espaço não permite que um motoboy sente no estacionamento para carregar o celular. "Pago R$ 140 mil de aluguel para motoboy sentar aqui?", disse o homem, cujo nome não foi divulgado, ao entregador Elton dos Santos Silva.

Motoboy e sócio de restaurante discutem em shopping do DF

Morte em bungee jump

A colombiana Yecenia Morales se preparava para pular de bungee jump com o namorado quando, ao ouvir uma ordem para ir, saltou sem estar completamente paramentada com os equipamentos de segurança. Ao que tudo indica, a ordem para saltar era para o namorado, que já estava com todos equipado. As imagens do vídeo a seguir são fortes.

Jovem morre ao pular de bungee jump sem estar presa na Colômbia; imagens são fortes

Incêndio no Hot Park

O parque aquático de um resort de luxo em Rio Quente (GO) foi reaberto um dia após um restaurante do local pegar fogo. Ninguém ficou ferido. O técnico de laboratório Thiago Ribeiro da Silva, de 37 anos, contou ao G1 que foram momentos de desespero. “A praia estava lotada. Todo mundo ficou apavorado, tinha muita criança e idosos. Todos ficaram desesperados, correndo para todos os lados". Veja vídeo do fogo consumindo as estruturas do local:

Polícia Civil investiga incêndio que destruiu restaurante no Hot Park, em Rio Quente

Chá-revelação incendiário

Lembra do chá-revelação que resultou num incêndio florestal de grandes proporções na Califórnia, nos EUA, em 2020? O casal que organizou o evento vai responder na Justiça por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, e outras contravenções. Investigações apontaram que um "dispositivo pirotécnico gerador de fumaça" foi a causa das chamas. As chamas destruíram uma área de quase 100 km2 e um bombeiro morreu em serviço.

Chá de revelação provoca incêndio fora de controle nos EUA

Ataque de porco

Machucado e sem trabalhar. Assim esta o entregador de Franca (SP), que foi mordido por um porco. Willian de Souza Rodrigues, de 43 anos, foi atacado enquanto fazia uma entrega. Pai de um bebê de um ano, ele teve a motocicleta quebrada pelo animal e precisou se afastar do trabalho devido ao ferimento. Ele, que atuava como professor de dança antes do início da pandemia, viu nas entregas uma oportunidade para ganhar dinheiro após ter as aulas suspensas.

Veja o momento em que entregador é atacado por porco em Franca, SP

Faxineira agredida por ex-patrão

"A minha visão está muito turva. Não consigo enxergar."

Quem diz isso é Francieli Priscila Correa Froelich, de Catanduva (SP). Durante uma discussão, Luiz Sérgio Artico, ex-patrão da faxineira, jogou um líquido em seu rosto. Ela afirma que era uma mistura de ácido muriático (um tipo de ácido clorídrico usado para limpar pisos e remover restos de cimento) formol e soda — o homem é vendedor de produtos de limpeza. Ele diz que não se lembra que líquido era, mas nega que tenha sido ácido.

Vídeo flagra homem jogando ácido em ex-funcionária em Catanduva

Mãe de Tatiane Spitzner fala pela 1ª vez sobre a filha, vítima de feminicídio: 'Deixou muita saudade'

Nego do Borel é indiciado por violência doméstica contra ex-namorada

Justiça do Ceará nega habeas corpus, e DJ Ivis é mantido preso

Clínica ilegal

O G1 revelou que a equipe responsável pela cirurgia da mulher trans que morreu em fevereiro segue atuando ilegalmente em SP. Paulino de Souza, responsável pela a operação de Lorena, foi visto em uma nova clínica, que funciona sem autorização. Ele se apresenta como doutor nas redes sociais, apesar de não ser médico. A reportagem conversou com uma paciente que confirmou ter colocado silicone ali no último sábado. Outras duas mulheres também foram vistas saindo enfaixadas do endereço.

Investigados por morte de mulher trans em São Paulo continuam atuando

Encontro com gaivota no ar

Não bastasse o frio na barriga por estar nas alturas em um brinquedo de um parque de diversões no EUA, uma adolescente teve que tirar uma gaivota do seu "caminho". Uma câmera presa o brinquedo registrou toda a ação. As imagens viralizaram rapidamente. Nenhum animal ou humano saiu ferido.

VÍDEO: Adolescente é atingida por gaivota em parque de diversões nos EUA

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab