Nasa e Boeing lançam missão Orbital Flight Test nesta terça-feira (3); Olhar Digital transmite ao vivo

Por Rogerio Magno em 02/08/2021 às 20:11:02

Depois de adiar o lançamento da espaçonave Starliner, que aconteceria na última sexta-feira (30), a Nasa e a Boeing confirmaram a realização da segunda missão Orbital Flight Test (OFT-2) às 14h20 (horário de Brasília) desta terça-feira (3). O Olhar Digital fará a transmissão ao vivo do evento no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

O adiamento da missão aconteceu após um incidente na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Um disparo inesperado dos propulsores do módulo russo Nauka após ele ser acoplado à estrutura acabou empurrando o laboratório e alterando sua posição em órbita. Isso fez com que a ISS perdesse o controle de atitude.

Leia mais:

A equipe presente na Estação Espacial usa o tempo até o lançamento da missão para continuar trabalhando, conferindo o módulo de laboratório multifuncional da Roscosmos. Além disso, os tripulantes vão garantir que a ISS esteja pronta para a chegada da Starliner, da Boeing.

Na quinta-feira (29), o CST-100 Starliner e o foguete Atlas V foram colocados na plataforma do Complexo 41 de Lançamento Espacial da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida.

O módulo russo Nauka empurrou a ISS. Imagem: Nasa/Reprodução

Sem tripulação, a espaçonave deverá decolar do Complexo de Lançamento 41 na Estação da Força Espacial dos EUA em Cabo Canaveral na Flórida, EUA.

A missão é tida como crucial para o desenvolvimento do veículo espacial. Em dezembro de 2019, um teste anterior (OFT-1) fracassou. Uma falha impediu que a espaçonave realizasse uma manobra necessária para chegar a uma órbita compatível com o laboratório. Foram realizadas mais de 80 modificações na nave pela Boeing, a pedido da Nasa, para evitar problemas futuros.

Como votar no Olhar Digital no segundo turno do Prêmio Influency.me

A falha da Boeing abriu espaço para a SpaceX vencer a corrida no programa de tripulação comercial (Commerical Crew Program) da Nasa, enviando astronautas ao espaço pela primeira vez na missão Demo-2 em maio de 2020, seguida de missões operacionais (Crew-1 e Crew-2) em novembro de 2020 e abril de 2021, respectivamente.

Quem estará a bordo?

Durante a missão OFT-2 a Starliner não terá tripulação humana. O único “passageiro” será a manequim “Rosie“. Como dados dela já foram colhidos durante a missão OFT-1 em 2019, dessa vez ela servirá basicamente como “peso”, com sensores instalados em assentos e outros locais do veículo.

Um "dispositivo de teste antropomórfico" ou "manequim de voo" apelidado de Rosie the Rocketeer aparece amarrado a um assento na cápsula Starliner da Boeing antes do segundo teste de voo do veículo, programado para lançamento em 30 de julho de 2021. Imagem: Boeing
Um “dispositivo de teste antropomórfico” ou “manequim de voo” apelidado de Rosie the Rocketeer aparece amarrado a um assento na cápsula Starliner da Boeing antes do segundo teste de voo do veículo, programado para lançamento em 30 de julho de 2021. Imagem: Boeing

A espaçonave também levará 180 kg de carga para a ISS, e no retorno deve trazer 250 Kg de materiais, experimentos e equipamentos. Entre a carga estão alguns souvenirs, como flâmulas de 14 colégios e universidades historicamente negros, além de pins prateados com a imagem do personagem Snoopy, que normalmente são dados a astronautas que contribuem diretamente para o sucesso de missões tripuladas.

Também há moedas comemorativas da “Rosie, the Riveter”, personagem criada para incentivar mulheres a participar do esforço industrial dos EUA durante a 2ª Guerra, bandeiras dos EUA e um documento de identificação assinado por Bill Boeing, fundador da Boeing.

O que vem depois?

Se a OFT-2 tiver sucesso, a Nasa e a Boeing irão “procurar oportunidades no final deste ano para voar a primeira missão tripulada da Starliner à Estação Espacial”, disse a Agência Espacial Norte-Americana. 

Astronautas Nicole Mann, Mike Fincke e Chris Ferguson, durante teste da Starliner em setembro de 2019, Imagem: Boeing.
Astronautas Nicole Mann, Mike Fincke e Chris Ferguson, durante teste da Starliner em setembro de 2019, Imagem: Boeing.

A missão será chamada Crew Flight Test e terá como tripulantes três astronautas veteranos da Nasa: Barry “Butch” Wilmore, Nicole Mann e Mike Fincke. Segundo a Nasa a tripulação ficará no espaço por “vários meses”, mas a agência não especificou se será um período completo de seis meses ou algo mais curto, como a duração de dois meses da Demo-2 da SpaceX.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab