Ex-engenheiro da Nasa acusa a agência de usar "segurança precária"

Por Rogerio Magno em 09/08/2021 às 17:43:19

Um ex-engenheiro da Nasa veio a público para acusar a agência do que chamou de “práticas de segurança precária”, duas semanas após um incidente que levou a Estação Espacial Internacional (ISS) a perder temporariamente o controle quando o módulo russo Nauka inadvertidamente acionou seus propulsores ainda acoplado à estrutura de 420 toneladas.

Em um artigo assinado por ele próprio e veiculado no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), James Oberg afirma que a Nasa permite a condução de uma “cultura podre e erosiva” que faz com que “a segurança seja presumida ao invés de confirmada”, o que faz com que gestores tomem decisões equivocadas que poderão, um dia, levar a algum desastre.

Leia também

Imagem mostra a Estação Espacial Internacional, cujo incidente recente foi, segundo um ex-engenheiro, reflexo da Nasa e sua prática de segurança precária
A Estação Espacial Internacional perdeu momentaneamente seu controle há duas semanas, chegando a perder altitude em direção à Terra. Segundo ex-engenheiro da Nasa, isso é reflexo de uma política “relaxada” de segurança assumida pela agência. Imagem: Nasa/Shutterstock

“Embora a causa do incidente [com o Nauka] ainda esteja sendo desvendada, há sinais preocupantes de que a Nasa possa estar repetindo alguns dos lapsos que levaram às perdas das naves Challenger e Columbia, bem como suas tripulações”, disse Oberg em seu artigo. “E porque as pressões políticas parecem estar direcionando muito desse problema, só uma investigação independente, com sério peso político pode reverter uma erosão da cultura de segurança”.

Em outro trecho, Oberg diz que “a Nasa vem passando pela mesma podridão cultural de presumir a segurança, igual a décadas passadas, com consequências horríveis”. Segundo ele, as equipes por trás do desastre da nave Challenger, destruída em 1986 após uma falha após o lançamento, matando todos os sete tripulantes.

“Membros do time no ano anterior ao lançamento da Challenger (e eu estava imerso nas operações de controle de missão na época) perceberam problemas e começaram a reclamar suas preocupações sobre a crescente falta de cuidado e até mesmo reações de deboche para "erros estúpidos" ocasionais, sem nenhuma atitude sendo tomada”.

Oberg fecha seu artigo pedindo ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; e Bill Nelson, administrador chefe da Nasa, para que criem um comitê independente de investigação para aferir as causas de incidentes como o Nauka.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab