China testa míssil hipersônico capaz de circular a Terra

Por Rogerio Magno em 17/10/2021 às 09:30:33
O teste, que ocorreu em agosto, foi mantido em segredo e surpreendeu autoridades americanas, segundo jornal. A China chamou a atenção de autoridades americanas ao testar um míssil hipersônico com capacidade nuclear que circulou a Terra. O teste, que ocorreu em agosto, foi mantido em segredo, de acordo com informações do jornal "Financial Times".

Entenda o que são armas supersônicas

Ainda segundo o jornal, o planador hipersónico estava armado com uma ogiva nuclear e foi lançado por um foguete do tipo Long Marche, desenvolvida pela China. O míssil circulou a Terra em órbita baixa antes de descer em direção a um alvo, mas errou a meta em cerca de 38 quilômetros. Mesmo assim, o teste surpreendeu autoridades dos Estados Unidos.

Foguete Long March 5B decolando do Centro de Lançamentos de Wenchang, na China, em 29 de abril

STR/AFP

Além de Pequim, os Estados Unidos e a Rússia também trabalham no desenvolvimento de tecnologia hipersônica.

Rússia testa com sucesso novo míssil hipersônico Tsirkon

Coreia do Norte dispara novo míssil antiaéreo em mais um teste

Difíceis de serem rastreadas, as armas hipersônicas em desenvolvimento por estes países são lançadas por um foguete ao espaço - a exemplo das naves utilizadas em missões espaciais. Elas voam a cinco vezes a velocidade do som, orbitam a Terra com o próprio impulso e são manobráveis, podendo desviar a rota inicial.

Imagem do teste de míssil hipersônico da Rússia, em 7 de outubro de 2020

Dilvulgação/Ministério de Defesa da Rússia/Via Reuters

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab