Fim dos dinossauros: o que realmente aconteceu quando asteroide colidiu com a Terra?

Por Rogerio Magno em 17/10/2021 às 11:00:37

Escondida sob as águas do Golfo do México, a cratera Chicxulub marca o local do impacto de um asteroide que atingiu a Terra há 66 milhões de anos. O resultado mais importante desse evento cataclísmico foi a quinta extinção em massa, que exterminou cerca de 80% de todas as espécies animais, incluindo os dinossauros.

Mas, o que realmente aconteceu quando o objeto colidiu com a Terra?

Ao estudar a geologia da cratera Chicxulub e de outros pontos do mundo, cientistas conseguiram montar uma linha detalhada do que aconteceu naquele dia terrível e nos anos que se seguiram.

Ilustração digital dos dinossauros descobertos no Reino Unido em setembro de 2021
Desdobramentos da queda de asteroide provocaram a extinção dos dinossauros. Imagem: Anthony Hutchings/University of Southampton/Divulgação

Asteroide despencou em ângulo fatal

O asteroide colidiu com a Terra no ângulo mais destrutivo, de acordo com um estudo de 2020 publicado na Nature Communications. O objeto tinha cerca de 12 quilômetros de diâmetro e estava viajando cerca de 43 mil km/h quando criou uma cicatriz de 200 km na superfície do planeta, disse Sean Gulick, um professor pesquisador no Instituto de Geofísica da Universidade do Texas, que liderou o estudo.

Mais importante, o asteroide atingiu o planeta a cerca de 60 graus acima do horizonte. Este ângulo foi particularmente destrutivo porque permitiu que o impacto ejetasse uma grande quantidade de poeira e aerossóis (partículas ainda menores que as gotículas) para a atmosfera.

Gulick apontou para evidências que apoiam as simulações para o impacto em ângulo, incluindo a estrutura assimétrica da cratera, a posição das rochas do manto curvadas para cima, as sequências únicas de sedimentos em núcleos coletados da região e, em em particular, a ausência de um tipo distinto de rocha, chamados evaporitos, nos núcleos, como halita e gesso.

A equipe de Gulick estimou que o impacto teria vaporizado as rochas evaporíticas, enviando 325 gigatoneladas de enxofre na forma de aerossóis de enxofre, bem como 435 gigatoneladas de dióxido de carbono, para a atmosfera.

O material lançado na atmosfera consistia em grande parte de rocha pulverizada e gotículas de ácido sulfúrico, proveniente de rochas marinhas ricas em sulfato, conhecidas como anidrita, que vaporizaram durante a queda do asteroide, de acordo com um estudo de 2014 publicado na revista Nature Geoscience.