Ex-policial Eric Adams é eleito prefeito de Nova York

Por Rogerio Magno em 03/11/2021 às 00:06:15
Com um passado de jovem infrator, democrata centrou campanha em melhorar segurança. Ele é o segundo prefeito negro da maior cidade dos Estados Unidos. Eric Adams (direita) cumprimenta apoiadores durante a eleição para prefeito nesta terça (2)

Andrew Kelly/Reuter

Eric Adams, que se tornou policial para combater o racismo que sofreu quando era um jovem infrator, foi eleito o novo prefeito de Nova York nesta terça-feira (2), segundo projeção da Associated Press divulgada minutos após o fechamento das urnas.

Emocionado após depositar seu voto em seu bairro natal do Brooklyn, Adams disse considerar que essa eleição foi uma espécie de revanche para aquele "garoto" que flertou com o crime e a exclusão social, assim como para os nova-iorquinos de famílias pobres.

"Já ganhamos", disse à imprensa enquanto enxugava suas lágrimas, com uma foto da mãe em mãos: "Por eu estar aqui, os nova-iorquinos comuns compreenderão que também merecem estar nesta cidade", disse o candidato.

Filho de uma família pobre do Brooklyn, filiado ao Partido Democrata, Adams sucederá a Bill de Blasio, também democrata, em 1º de janeiro.

Eric Adams, novo prefeito de Nova York, segura foto de sua mãe durante o dia de votação

Reuters/Andrew Kelly

De Blasio está no pior momento de sua popularidade, apesar de ter conseguido tirar a cidade de mais de oito milhões de habitantes do caos em que a pandemia do coronavírus a afundou.

Diz-se que o cargo de prefeito de Nova York, que administra um orçamento de US$ 98,7 bilhões para o ano fiscal de 2021-2022 é o segundo mais difícil depois da presidência do país.

Ao derrotar seu rival republicano Curtis Sliwa, de 67, Adams, que tem 61 anos, se torna o segundo prefeito negro a governar a capital econômica e cultural dos Estados Unidos, depois de David Dinkins (1990-93).

Nos últimos dias de campanha, centrada na insegurança, o prefeito debateu duas vezes na televisão com o seu rival republicano.

Sliwa censurou Adams por não ter se reunido com os sindicatos policiais, onde há maior resistência, junto aos bombeiros, à obrigatoriedade da vacina anticovid-19 entre os funcionários públicos, e por ter preferido se reunir para falar sobre o combate ao crime com ex-líderes de gangues de Nova York.

E isso apesar de o ex-policial ter prometido combater os crimes que dispararam em 2020, antes de cair novamente este ano. Eric Adams se apresenta como um líder determinado, defensor das classes média e popular.

Procedente da ala mais tradicional do Partido Democrata, declara-se amigo dos empresários de Nova York.

Como seus antecessores, este vegano comandará a maior força policial do país, a NYPD, com 36 mil funcionários, cuja reforma prometeu continuar.

Aos 15 anos, quando era um jovem infrator e chegou a ser espancado pela polícia, o candidato a prefeito prometeu a si mesmo que faria todo o possível para "mudar o sistema por dentro".

Na década de 1980, tornou-se policial, em um momento de extrema violência em Nova York, e chegou a capitão após 22 anos na polícia. Em 1995, fundou um sindicato para combater o racismo.

Em uma cidade que pagou caro pela pandemia, o futuro prefeito terá que administrar o retorno à normalidade de escolas, escritórios e lojas, bem como lutar contra as desigualdades sociais no templo do capitalismo, reformar infraestruturas e lidar com os riscos climáticos.

Depois de deixar a polícia em 2006, tornou-se senador pelo estado de Nova York e, mais tarde, presidente do Brooklyn, um trampolim para a prefeitura de Nova York.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab