Novo satélite lançado pela China entra em órbita com sucesso

Por Rogerio Magno em 21/11/2021 às 17:42:02

Neste sábado (20), a China lançou o satélite Gaofen-11 03 do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na província de Shanxi, com um foguete Longa Marcha 4B. Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, o equipamento entrou na órbita planejada com sucesso.

Um foguete Longa Marcha-4B transportando o satélite Gaofen-11 03 decola do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na China. Imagem: Zheng Bin / Xinhua

Desenvolvido pela Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, o satélite será usado principalmente para levantamentos de terras, planejamento de cidades, confirmação de direitos de terras, projeto de redes rodoviárias, estimativa de safras e prevenção e mitigação de desastres.

O lançamento aconteceu às 9h51 da manhã, pelo horário local (22h51 do dia anterior, pelo horário de Brasília), marcando a 397ª missão dos foguetes da série Longa Marcha.

Leia mais:

China lança primeiro satélite com tecnologia "6G" no mundo

No início deste mês, o país lançou o primeiro satélite do mundo com tecnologia 6G. Operado pela Universidade de Ciência Eletrônica e Tecnologia da China (UESTC), em Chengdu, na província de Sichuan, ele tem como principal objetivo sensoreamento remoto do solo, com foco em áreas como construção urbana, agricultura e monitoramento florestal.

Ele também foi lançado em uma missão Longa Marcha, a bordo de um foguete modelo 6 da linha, junto com 10 satélites de monitoramento terrestre NuSat, operados pela empresa argentina Satellogic.

Empresas chinesas como Huawei e MediaTek já trabalham no desenvolvimento da tecnologia necessária para as redes 6G. A Samsung espera que ela começará a ser oferecida comercialmente em 2028 e chegará aos consumidores em larga escala em 2030, com velocidades de download de até 1.000 gigabits por segundo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab