SpaceX coloca novo protótipo da Starship em pé pela primeira vez em seis meses

Por Rogerio Magno em 15/02/2022 às 12:26:04

A S20 é o único protótipo da Starship que a SpaceX testou desde maio de 2021 e a única Starship a concluir as etapas, desde a montagem final até os testes nos últimos seis meses. Nesse período, segundo o site Teslarati, a S20 completou alguns testes de prova criogênica e quatro ensaios de fogo estáticos, dois dos quais foram realizados em todos os seis motores Raptor – um feito sem precedentes na história da companhia. 

No entanto, esse período de testes lentos de protótipos pode finalmente estar chegando ao fim. Em agosto de 2021, quando a SpaceX empilhou a Starship S20 e o foguete Super Heavy B4 pela primeira vez, a suposição geral era de que a marcha aparentemente iminente em direção aos testes de voo orbitais seria semelhante às tentativas da SpaceX de pousar alguma das Starships a partir de altitude média entre dezembro de 2020 e maio de 2021 – muitos protótipos em fluxo e vários testes e lançamentos consecutivos, em outras palavras. Não foi o caso.

A Starship S21, por exemplo, começou a montagem final em meados de outubro de 2021 e sua seção de tanques e o nariz foram totalmente verticalizados menos de um mês depois. No entanto, em vez de empilhá-los em uma segunda nave completa, a SpaceX deixou esses conjuntos separados acomodados nas dependências da Starbase nos últimos três meses.

Nariz do protótipo da Starship S21. Imagem: Richard Angle – Teslarati

Ao mesmo tempo, enquanto o “limbo” aparente do S21 parecia implicar que a SpaceX estava implementando outra atualização de bloco e passando para protótipos mais novos, a empresa realmente começou a empilhar Starship S22 cerca de uma semana depois que as seções separadas do S21 foram concluídas. Apenas três meses depois, os planos para essas três seções finalmente se tornam claros.

Leia mais:

SpaceX ainda não realizou testes com o Super Heavy

Na segunda-feira (14), a seção de tanques do protótipo S22 seguiu para a instalação de montagem da baía alta da Starbase, onde foram rapidamente empilhados para formar um protótipo de Starship completo no mesmo dia. 

Dado que a Starship S20 efetivamente completou os testes de qualificação com três testes de fogo estáticos bem sucedidos em dezembro e um quarto em janeiro, estando aparentemente pronta para voar desde então, a conclusão do propulsor Super Heavy é que parece estar contendo os planos da SpaceX. 

É preciso salientar que a SpaceX ainda não realizou um único teste de fogo estático no Super Heavy – nem mesmo um ensaio geral “molhado” (WDR, de Wet Dress Rehearsal) menos arriscado – no local de lançamento orbital.

Seção de tanques da Starship S22. Imagem: NasaSpaceFlight

É possível que a S22 esteja sendo concluída apenas como prática para a força de trabalho da Starbase, que passou meio ano sem montar totalmente outro protótipo de navio, mas então não teria havido razão para não instalar o nariz na seção de tanques da S21 em vez de reservá-lo para a S22. 

A nave 22 também pode ser uma substituta para o S21 se a SpaceX descobrir problemas com o protótipo mais antigo durante os testes, mas, de qualquer forma, nenhum propulsor está pronto para lançar nenhuma das naves.

Independentemente do resultado ou propósito do S22, ver qualquer novo protótipo da Starship concluído é uma mudança de ritmo emocionante e interessante após meio ano acompanhando o desenvolvimento lento das naves 20 e 21 e do Booster 5 para seus objetivos incertos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab