Ucranianos retomam casas bombardeadas perto de Kiev; governadores dizem que russos estão recuando da região

Por Rogerio Magno em 01/04/2022 às 19:10:24
A Rússia disse durante negociações na terça-feira que reduziria as operações nas regiões de Kiev e Chernihiv. Leonid Vereshchagin e a mulher procuram um cachorro no meio dos escombros em Kiev, em 1º de abril de 2022

Zohra Bensemra/Reuters

Com a fumaça ainda subindo dos destroços fumegantes de tanques, o executivo Leonid Vereshchagin segue seu caminho passando por corpos carbonizados de soldados russos em sua aldeia ucraniana depois do que classificou como um inferno na terra.

Compartilhe pelo WhatsApp

Compartilhe pelo Telegram

Por um mês, ele e sua esposa buscaram refúgio no porão de um amigo em Dmytrivka, cerca de 35 quilômetros a oeste de Kiev, enquanto as tropas russas avançavam e ocupavam a área, tomando as casas de alguns de seus vizinhos.

Rússia diminui presença na região de Kiev

A maior parte dos 300 moradores do vilarejo saiu, mas cerca de um terço permaneceu ali, coexistindo com os russos enquanto seus tanques patrulhavam dia e noite a região.

"Eles foram às nossas casas. Aquelas que estavam fechadas, eles abriam, quebravam as janelas e tentavam abrir as portas", disse, voltando à sua vila nesta sexta-feira. "Estávamos com eles quando eles estavam visitando as casas, tentando abrir armários de cozinha".

Iryna Vereshchagina e Leonid Vereshchagin na cidade de Dmytrivka, perto de Kiev, em 1º de abril de 2022

Zohra Bensemra/Reuters

"Eu tenho uma esposa muito corajosa, ela estava observando eles, se certificando de que eles não estavam levando nada", acrescentou, sentado no mesmo porão onde se abrigou. Vários colchões estavam no chão e nas laterais, prateleiras com suprimentos.

Três dias atrás, enquanto os russos patrulhavam a área, as tropas ucranianas chegaram. Quando os russos voltaram, sem saber, houve uma batalha feroz. Vereshchagin e sua esposa escaparam em um carro pela floresta durante um breve intervalo nos combates.

Governadores ucranianos dizem que russos estão recuando

A Rússia está recuando algumas de suas forças nas regiões de Kiev e Chernihiv, no norte da Ucrânia, disseram os governadores das duas regiões nesta sexta-feira (1º).

A Rússia disse durante negociações na terça-feira que reduziria as operações nas regiões de Kiev e Chernihiv. Os combates continuaram em ambas as regiões e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que as forças russas não estavam se retirando, mas se reagrupando.

"Estamos observando o movimento de colunas de veículos (russos) de várias quantidades", escreveu o governador da região de Kiev, Oleksandr Pavlyuk, no aplicativo de mensagens Telegram.

Pavlyuk disse que algumas das tropas estavam indo em direção à fronteira com Belarus, aliada da Rússia.

Segundo ele, as forças russas deixaram a vila de Hostomel, que fica perto de um importante aeroporto, mas estavam atacando a cidade de Bucha. A Reuters não conseguiu verificar as informações.

O governador de Chernihiv, Viacheslav Chaus, disse que algumas tropas russas recuaram, mas algumas permaneciam em sua região.

"Ataques aéreos e com mísseis (ainda) são possíveis na região, ninguém está descartando isso", declarou ele em um discurso em vídeo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab