Governo dos EUA vai recorrer de decisão da Justiça que derrubou obrigatoriedade de máscara em transporte público

Por Rogerio Magno em 20/04/2022 às 21:39:36
Uma juíza determinou que os CDC não têm autoridade para determinar a obrigatoriedade de máscaras em voos, vagões de trens e ônibus. Imagem de passageiros em um voo com origem em Nova York em maio de 2020

Eleonore Sens / AFP

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos recorreu nesta quarta-feira (20) da decisão de uma juíza federal que acabou com a obrigatoriedade de máscaras em voos e outros meios de transportes públicos.

Compartilhe pelo WhatsApp

Compartilhe pelo Telegram

O governo americano tomou a decisão de recorrer depois de consultar os Centros para Controles de Doenças (CDC, na sigla em inglês), que disse que a medida ainda é necessária.

Leia também

Governo dos EUA vai aguardar avaliação de cientistas para decidir se recorre de decisão que libera máscaras nos voos

EUA não vão exigir máscaras em voos, trens, metrô e ônibus

Governo americano recorre da decisão de anular determinação sobre uso obrigatório de máscara no transporte público

Os CDC afirmou que pediu para o Departamento de Justiça para recorrer, e que a ordem para que o público use máscara em transporte público fechado ainda é necessária para a saúde pública.

Na segunda-feira, a juíza Kathryn Kimball Mizelle determinou que os CDC não têm autoridade para determinar a obrigatoriedade de máscaras em voos, vagões de trens e ônibus.

Na terça-feira, o presidente Joe Biden respondeu a uma pergunta sobre esse tema e disse que são os viajantes que devem decidir se vão usar máscaras ou não.

Pressão para flexibilizar a medida

Nas últimas semanas, o governo do democrata Joe Biden vem sofrendo uma crescente pressão para flexibilizar ou anular a medida.

Cerca de vinte estados liderados por republicanos e várias grandes companhias aéreas pediram o fim do uso obrigatório de máscaras nos aviões e outros meios de transporte público.

Na semana passada, no entanto, as autoridades federais decidiram estender a exigência até pelo menos 3 de maio.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab