Quase 50% dos potiguares desistem da graduação antes do fim do curso

Motivos apontados para essa decisão incluem frustração com currĂ­culos desatualizados e desconexos com a realidade, alĂ©m de questões econômicas e falta de oportunidades para ingressar no mercado de trabalho

Por Rogerio Magno em 03/07/2023 às 20:12:15
RN registrou 95,7 mil alunos em cursos presenciais e 25,6 mil na modalidade EAD - Foto: Agência Brasil

RN registrou 95,7 mil alunos em cursos presenciais e 25,6 mil na modalidade EAD - Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa recente revelou que quase metade dos estudantes potiguares que ingressam na graduação acaba desistindo dos cursos antes mesmo de se formar. De acordo com o "Mapa do Ensino Superior no Brasil", divulgado pelo Instituto Semesp, a taxa de desistĂȘncia no Rio Grande do Norte é de 48,2%. Os motivos apontados para essa decisão incluem frustração com currículos desatualizados, além de questões econômicas e falta de oportunidades no mercado de trabalho.

Uma das estudantes que optaram por abandonar o curso foi Maria Clara Spínola, de 18 anos, que desistiu de Química do Petróleo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por não ter se identificado com a ĂĄrea. "Não é um curso que falta oportunidades de emprego, mas eu simplesmente não me identifiquei e acabei abandonando. Agora, pretendo fazer psicologia", relata Maria Clara.

ClĂĄudia Santa Rosa, ex-secretĂĄria estadual de educação, avalia que a taxa de desistĂȘncia no Rio Grande do Norte segue a tendĂȘncia nacional. "Sempre soube que essa taxa era alta. Durante minha atuação no terceiro setor, chegavam informações de que muitos cursos nas nossas instituições de ensino superior começavam com 40 alunos e terminavam com apenas um quarto desse número, o que é incompatível com os investimentos realizados", afirma Santa Rosa.

De acordo com a especialista, que também foi secretaria de educação do Rio Grande do Norte, o estudo aponta causas com as quais ela concorda, como a frustração dos jovens diante de currículos desatualizados e distantes das demandas do mercado de trabalho. Além disso, ela destaca questões econômicas, como a capacidade de arcar com os custos do curso.

De acordo com a pesquisa, que acompanhou alunos que ingressaram no ensino superior em 2017 até 2021, o Rio Grande do Norte registrou que 27,9% dos estudantes conseguiram concluir a graduação, enquanto outros 23,9% seguiam matriculados. A taxa de desistĂȘncia acumulada no período foi de 48,2%.

A situação é mais grave na rede privada, segundo o estudo. O levantamento aponta que 53,7% dos estudantes desistiu da graduação no período analisado, enquanto que apenas 34,1% havia terminado a faculdade.

Nas instituições públicas de ensino, a taxa de desistĂȘncia foi de 42%. No entanto, outros 20,9% dos estudantes conseguiram se formar na rede pública. Além disso, 37% dos estudantes ainda estavam matriculados.

Segundo o Mapa do Ensino Superior, o Rio Grande do Norte conta com um total de 29 Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos presenciais, além de 49 IES que oferecem cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Do total de matrículas no ensino superior no estado, 57,0% estão em instituições privadas. Quanto às modalidades, 78,9% das matrículas são em cursos presenciais, enquanto os cursos EAD representam 21,1% das matrículas.

Fonte: Novo Noticias

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab