Movimento nacional "Amazônia de Pé" inclui quatro cidades do RN

Por Rogerio Magno em 03/09/2023 às 06:48:55
Mobilização acontece em quatro cidades do RN (Foto: cedida)

Mobilização acontece em quatro cidades do RN (Foto: cedida)

O Brasil inteiro se une em um esforço significativo para proteger as florestas e os povos da Amazônia com o movimento nacional "Amazônia de Pé". Centenas de organizações e milhares de ativistas de todas as partes do país estão se mobilizando em prol da causa. No Rio Grande do Norte, entre os dias 4 e 8 de setembro, o movimento irá realizar coletas de assinaturas em Natal, Mossoró, Caicó e São Gonçalo do Amarante.

Para isso, serão necessárias 1,5 milhão de assinaturas para levar o Projeto de Lei ao Congresso Nacional. A iniciativa popular visa salvaguardar as florestas públicas da Amazônia e destiná-las como Unidades de Conservação, além de confiar essa tarefa aos conhecedores e guardiões naturais da região: povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pequenos extrativistas.

O movimento tem a intenção de criar campanhas que apoiem a garantia dos direitos dos povos da Amazônia e a preservação de seus territórios. A disputa de narrativas sobre a Amazônia nas redes sociais é outra frente de ação, com a criação de conteúdos educativos baseados na perspectiva e experiência dos que habitam e atuam na região. O movimento também está comprometido em apoiar ativistas e coletivos, especialmente aqueles na Região Amazônica, em sua luta por Justiça Climática.

A coleta de assinaturas em Natal acontece entre 4 e 6 de setembro no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de Natal, outras três cidades estarão com banquinhas de voluntários para coletar as assinaturas. A presença e apoio da comunidade são fundamentais para garantir o sucesso desta ação em prol da Amazônia e de nosso planeta.

Programação

Mossoró

04/09 – UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido)

05/09 – FCRN (Faculdade Católica do Rio Grande do Norte)

06/09 – IFRN e Feira de Economia Solidária

São Gonçalo do Amarante

04 a 08/09 – Grêmio do IFRN

Caicó

04 a 06/09 – Ceres – UFRN

Fonte: Blog do Barreto

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab