Papa condena antissemitismo em meio à nova onda de ataques contra judeus

Pontífice reitrou no sábado a condenação da Igreja Católica "a toda forma de antijudaísmo e antissemitismo", em uma carta divulgada pelo Vaticano dirigida aos judeus de Israel

Por Rogerio Magno em 04/02/2024 às 06:58:19
Papa Francisco lê a oração do Angelus de sua janela no Vaticano 08/12/2023 Vatican Media/Divulgação via REUTERS

Papa Francisco lê a oração do Angelus de sua janela no Vaticano 08/12/2023 Vatican Media/Divulgação via REUTERS

O Papa Francisco condenou todas as formas de antijudaísmo e antissemitismo, classificando-os como um "pecado contra Deus", depois de notar um aumento nos ataques contra judeus em todo o mundo.

"(A Igreja) rejeita toda forma de antijudaísmo e antissemitismo, condenando inequivocadamente as manifestações de ódio contra os judeus e o judaísmo como um pecado contra Deus", escreveu o pontífice em uma carta à população judaica de Israel datada de 2 de fevereiro e divulgada no sábado pelo Vaticano.

"Juntamente com vocês, nós, católicos, estamos muito preocupados com o terrível aumento dos ataques contra os judeus em todo o mundo. Esperávamos que "nunca mais" fosse um refrão ouvido pelas novas gerações", acrescentou.

O Papa observou que as guerras e as divisões estão aumentando em todo o mundo "em uma espécie de guerra mundial fragmentada", atingindo a vida de muitas populações.

Francisco, 87 anos, condenou o ataque do Hamas em 7 de outubro, de Gaza ao sul de Israel. Ele também disse em diversas ocasiões que era necessária uma solução de dois Estados para pôr fim ao conflito entre isralenses e palestinos.

Na carta, o papa também apelou, mais uma vez, à libertação dos reféns ainda detidos pelos militantes.

Ele disse que seu coração estava partido ao ver o conflito na Terra Santa e a divisão e o ódio dele decorrentes, acrescentando que o mundo estava olhando para o desenrolar dos acontecimentos na área com "apreensão e dor".

Assegurou à comunidade judaica sua proximidade e carinho, "particularmente (aqueles) consumidos pela angústia, pela dor, pelo medo e até pela raiva", repetindo o seu apelo ao fim da guerra.

Francisco disse que rezou pela paz. "O meu coração está próximo de vós, da Terra Santa, de todos os povos que nela habitam, israelenses e palestinos e rezo para que o desejo de paz prevaleça em todos".

Fonte: CNN BRASIL

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab