Facebook ainda está bombando 20 anos depois; entenda como

Vinte anos após o seu lançamento, o gigante das redes sociais Facebook continua a demonstrar um poder de permanência sem precedentes nas redes

Por Rogerio Magno em 05/02/2024 às 06:49:51
Foto: Drew Angerer/Getty Images

Foto: Drew Angerer/Getty Images

Em 4 de fevereiro de 2004, um estudante da Universidade de Harvard chamado Mark Zuckerberg apresentou o TheFacebook.com, um site de rede social para seus colegas estudantes. Vinte anos após o seu lançamento, o gigante das redes sociais Facebook continua a demonstrar um poder de permanência sem precedentes depois de enterrar concorrentes iniciais como o MySpace e o Friendster e estabelecer uma posição distinta no crescente panorama das redes sociais.

O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários diários ativos e tem mantido uma relevância significativa, ocupando muitas vezes o centro das atenções em muitos dos nossos debates culturais e políticos.

O Facebook se destacou de outras plataformas sociais iniciais com sua exclusividade inicial e sua ênfase na gamificação das relações sociais por meio de "curtidas", comentários, compartilhamentos e contagens de amigos, auxiliado por um feed de notícias que atualiza os usuários sobre a vida de seus amigos e conhecidos. "Do ponto de vista cultural, tem havido uma tendência muito clara para a gamificação das relações sociais", disse Pablo Boczkowski, professor do departamento de Estudos de Comunicação da Northwestern University que estuda cultura digital.

"O Facebook aproveitou isso e intensificou isso na sociedade por meio de seu sucesso. Você pode verificar o que outras pessoas do seu grupo de pares têm e comparar-se a elas, de uma forma que você realmente não consegue fazer na sua vida pessoal."

Em 2004, o Facebook era um site exclusivo de Harvard. Nos meses e anos seguintes, o site se expandiu, permitindo primeiro a inscrição de estudantes de outras faculdades e universidades, depois estudantes do ensino médio e profissionais com endereços de e-mail corporativos. Em 2006, muitos dos seus utilizadores originais já tinham ultrapassado os seus dados demográficos iniciais, o que levou o Facebook a lançar uma rede de adesão mais ampla. "Já temos dois anos de ex-alunos e mais de um terço das pessoas que usam o site não estão mais na faculdade", disse Zuckerberg ao New York Times em 2006, pouco antes de o site abrir suas portas para qualquer pessoa acima de 13 anos de idade. "Se fizermos com que outros jovens possam usar o site, isso fortalecerá a experiência para todos."

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab