Chuvas abaixo da média poderão fazer sensação de calor persistir

Por Rogerio Magno em 25/02/2024 às 07:14:25
Além da temperatura média elevada, as temperaturas máximas e mínimas estão mais extremas e intensas - Foto: Magnus Nascimento

Além da temperatura média elevada, as temperaturas máximas e mínimas estão mais extremas e intensas - Foto: Magnus Nascimento

Nos últimos três meses, o Nordeste Brasileiro registrou temperaturas acima do normal para o período, comparado a anos anteriores nesta mesma época. O cenário não foi diferente no Rio Grande do Norte, onde em alguns municípios, como Caicó, os termômetros atingiram a casa dos 40º C. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as temperaturas máximas registradas em Natal, entre 31,5 e 35ºC, para o mês de fevereiro de 2024, estão 0,5ºC acima dos valores registrados neste mesmo período no ano passado.

Cristiano Prestrelo, professor e chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da UFRN, esclarece que as altas temperaturas registradas no trimestre do verão meteorológico brasileiro estão ligadas à ocorrência do evento El Niño, que apresenta como consequência condições favoráveis ao aumento de temperatura. Cristiano ressalta que o fenômeno "se formou sob condições atmosféricas e oceânicas nunca antes observadas, ou seja, a anomalia da temperatura média do globo e da superfície do oceano pacífico tropical apresentaram valores históricos".

O calor é facilmente sentido pelas pessoas, que se queixam das altas temperaturas e sensações térmicas. Prestrelo explica que possivelmente há relação com a frequência com que os eventos extremos de temperatura têm ocorrido. Somado a isso, a sensação térmica de temperaturas mais amenas no Rio Grande do Norte está ligada com a intensidade do vento, e quando encontra-se fraco, a sensação de aumento de temperatura é sentida pela população. As análises de tendências climáticas mostram que as temperaturas máximas (que ocorrem ao longo do dia) e mínimas (que ocorrem ao longo da madrugada) têm ficado mais intensas ao longo dos últimos anos e comprova-se diante da percepção da população.

Espera-se com a chegada do mês de março, com a vinda das chuvas, que as temperaturas baixem em comparação ao verão de 2024. Entretanto, a previsão climática oficial do INPE/Funceme/Inmet mostra a possibilidade de ocorrência de chuvas abaixo da média no trimestre (fevereiro, março e abril). "Caso essa previsão se confirme é possível que a temperatura fique ligeiramente acima do esperado para o período", informa o professor.

Consumo de água

Neste contexto, com uma tendência natural que o nosso corpo também eleve essa temperatura, transpirando bastante, o essencial é manter-se hidratado, e é algo que pode ser feito de várias formas através da água, como explica a nutricionista Christiane Potter.

"Devemos ter uma atenção especial para com os idosos nesse período, mesmo estando dentro de casa, precisamos estar sempre lembrando, colocando ali aquela garrafinha de água, muitas vezes até tomando água quando a gente não quer, mas é uma necessidade manter o corpo no controle dessa temperatura", esclarece a nutricionista.

"Uma dica bem fácil e interessante que podemos utilizar é água na garrafinha acessível. Então, tá sempre com a garrafinha. Tem gente que tem o hábito e não leva a garrafinha, mas não toma água. Mas tem que tá com a água ali lembrando. Já existem relógios que podem fazer um despertadorzinho para a pessoa ter a sua meta de água e ali o relógio, o despertador, ficar lembrando os momentos de tomar água. E não esquecer, a garrafinha de lado, porque tá no carro ali, toma água. Tá no trabalho já, tá tomando água. Tá na rua, água. Então é muito importante isso, estar hidratado", explica Christiane.

A ingestão de sucos de frutas naturais é outro caminho, além da água, há vitaminas, minerais, fibras, que vão ajudar nessa reposição tão necessária quando estamos com calor e termina que, com o suor, liberamos eletrólitos. Como também água de coco, chás e chás gelados. Outra forma de hidratação é através da alimentação sólida, com ingestão de frutas, preferencialmente as que têm quantidade maior de água, como melancia, melão, laranja e morango. E também, priorizar legumes, verduras e uma alimentação mais leve, menos gordurosa, adicionando menos açúcar às preparações, investir nas fibras e alimentos integrais.

"Quando falamos de proteínas, de fazer preparações menos gordurosas, peixes grelhados, frango grelhado, uma carninha magra, um bifinho magro grelhadinho, usar e abusar das especiarias que são anti-inflamatórias, antioxidantes, vão auxiliar aí nesse processo todo de melhora da qualidade nutricional dos alimentos. Então, em vez de utilizar alimentos na preparação que são artificiais, que são industrializados, priorizar a alimentação com temperos o mais natural possível. E grelhados, evitando gorduras", disse a nutricionista.

Além disso, a nutricionista também orienta que as pessoas se preservem do calor, evitando atividades físicas em horários inadequados com o sol a pino muito forte, que promove uma desidratação maior. Para os atletas que correm e pedalam neste período de muito calor, é interessante repor os eletrólitos para que se evite a desidratação e favoreça alguns desconfortos. O cuidado com a proteção solar também deve ser reforçado, não somente no rosto, mas também nas mãos, nos pés e em peles mais finas, com facilidade de queimar.

Fonte: Tribuna do Norte

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab