Bolsonaro diz que Caixa ampliará para 4 meses pausa no financiamento da casa própria

Por conta da pandemia do novo coronavírus, banco anunciou em março suspensão das cobranças por 190 dias. Presidente da Caixa já tinha dito que prazo poderia ser [...]

Por Rogério Magno em 14/05/2020 às 11:02:57
Por conta da pandemia do novo coronavírus, banco anunciou em março suspensão das cobranças por 190 dias. Presidente da Caixa já tinha dito que prazo poderia ser esticado diante da crise. O presidente da República Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (14) que a Caixa Econômica Federal vai ampliar de três para quatro meses o período de suspensão das cobranças de financiamentos da casa própria.

Ao sair do Palácio da Alvorada nesta quinta, Bolsonaro disse ter lido uma notícia na imprensa sobre as dificuldades da população para quitar as prestações em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ele disse ter conversado nesta manhã com o presidente do banco, Pedro Guimarães, que concordou com o aumento do prazo. Segundo Bolsonaro, cerca de 2,3 milhões de clientes da Caixa já pediram para pausar a cobrança do financiamento imobiliário.

"Porque não adianta apenas prorrogar, se o elemento que perdeu o emprego, teve o salário reduzido, não tem como pagar a prestação da casa própria. O que está sobrando de dinheiro para ele, está sendo pra comida", disse Bolsonaro.

Em 19 de março, a Caixa suspendeu a cobrança por dois meses. Porém, em 26 de março, anunciou que a pausa seria ampliada para três meses.

Mais tarde, em 9 de maio, Guimarães já tinha dito que, diante da crise provocada pela pandemia, a suspensão poderia ser mantida por ainda mais tempo. Essa pausa vale apenas para contratos antigos de pessoas físicas.

Os financiamentos da casa própria contratados a partir de 13 de maio terão carência de seis meses para o pagamento. Durante esse tempo, as pessoas físicas não precisarão pagar as parcelas.

O G1 questionou a Caixa sobre mais detalhes da ampliação da suspensão para quatro meses e aguarda uma resposta.

Como suspender o pagamento

Para ter direito, os clientes devem procurar o banco e solicitar a suspensão. A recomendação é a utilização dos canais digitais, como banco pela internet, aplicativos para celulares, como o "Habitação CAIXA", além dos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505.

Para renegociação dos contratos, o cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800 726 8068 .

Fonte: G1

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